top of page
     Promover debate qualificado entre educadores e interessados de áreas afins  para fortalecer o pensamento educacional latino-americano. A perspectiva descolonial que traz suporte teórico para um conjunto diverso de pesquisas desenvolvidas com foco na Educação para o desenvolvimento local/regional, na dimensão cultural dos povos tradicionais, na valorização étnica das populações do interior, na Educação do campo e nas problemáticas de gênero, na perspectiva de outros modos de produção permeado por relações solidárias.
     A perspectiva teórica decolonial ou descolonial tem seu ponto de partida histórico em uma compreensão do mundo pensado desde o local, valorizando a história cultural e tradições dos povos. Considera que o pensamento possível para compreender o mundo que nos rodeia e do qual participamos, depende de onde se está. Se pensarmos desde a Ìndia seremos obrigados a rever os pontos chaves da história, pois ela é sempre relativa. Pensar sobre os pressupostos que fundamentam formas de conceber e produzir conhecimentos científicos (e também métodos) implica pensar nas epistemologias presentes no modelo de universidade que por vezes dificultam a tarefa daqueles (cientistas sociais, pesquisadores, professores, por exemplo) quando precisam compreender suas realidades locais. Epistemologias do sul envolvem transformações epistêmicas e subjetivas, capazes de potenciar o fomento à criação e ao protagonismo na pesquisa a seus impactos na realidade.
II ENCONTRO DE AMBIENTALIZAÇÃO, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL
III SEMINÁRIO NACIONAL DE EGRESSOS DA      PÓS-GRADUAÇÃO: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS PARA CONSTRUIR E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS PERTINENTES
Imagens da Região Serrana- SC
bottom of page